Regras do SPBP

Aqui é o espaço destinado a implementar, criar e discutir as regras do Bike Polo em São Paulo.

As regras serão baseadas nas já existentes nos EUA e Europa. Entretanto poderão ser criadas regra que sejam apropriadas à nossa cultura.

Então vamos a elas:

Regras NAHBPL

Regras

[Este conjunto de regras deverá ser utilizado em todos os torneios sancionados pela NAH. Para aqueles jogando amigavelmente ou familiarizando-se agora com o esporte, recomendamos um conjunto simplificado de regras.]

 

1.Times

Os times serão compostos por 3 jogadores. Substituições só serão permitidas nos casos de um jogador lesionado ou faltas imprevistas (cancelamento de voo, etc). Procedendo-se da seguinte maneira:

Se a lesão ocorrer com mais de 2 (duas) semanas antes do campeonato:

O jogador substituto deverá ser escolhido e anunciado antes do primeiro dia do campeonato

Então esse será o time que jogará o campeonato.

Se a lesão ocorrer durante o campeonato:

Um substituto de habilidade igual ou menor poderá ser escolhido para substituir o jogador machucado. Qualquer membro do time adversário poderá contestar a escolha do substituto se achar que o mesmo possui habilidades melhores que a do jogador lesionado. Essa objeção deverá ser direcionada para o juiz de quadra ou para o organizador do torneio que irá mediar a situação e tomar uma decisão. Essa decisão é final.

Um substituto pode ser escolhido de um outro time que esteja no campeonato. Entretanto, se os dois times que dividem o mesmo jogador se enfrentarem durante o campeonato, o jogador substituto jogará para o time original.

2. Equipamento

Todo equipamento deverá ser inspecionado e julgado seguro antes do jogador ser autorizado a entrar em quadra (ver regras gerais de jogo, seção 5). Todo equipamenteo deverá estar livre de  extremidades irregulares e de protuberancias perigosas. Todos os mecaninsmos deverão ser corretamente ajustados e estarem funcionando de uma forma segura.

Bike

2.1 – Toda bike comum é permitida (BMX, estradeira, pista, mountain). Trikes, reclinadas e tandems (de 2 lugares) não são permitidas2.2 – Não é permitido adicionar nada na bike que ajude a bloquear as marretadas (ex: uma barra em baixo do movimento central, uma rede no quadro) com exceção para as proteções das rodas.2.3 – Guidons tem que ser cobertos com tampas em suas extremidades. Guidom tipo Bullhorn não é permitdo.

Mallet

2.4 – O final da barra do mallet deverá ter uma tampa ou cobertura2.5 – Os mallets nao podem possuir nada afiado, dentado ou pontas e protuberancias perigosas.

Capacetes

2.6 – A utilização de capacetes é obrigatória.

Uniformes

2.7 – Os jogadores dos mesmos times devem usar uniformes de mesma cor.2.8 – Os times devem ter 2 jogos de camisas de cores diferentes no caso de ambos os times que irão jogar estarem usando camisas de cores parecidas. O time com a melhor campanha deverá mudar a camisa. No caso de campanhas iguais a decisão fica por conta do “cara ou coroa”.

3. Quadras

3.1 – As quadras não devem maiores que 54,86m x 24,38m e nem menores que 36,58m x 18,29m

4. Gols

4.1 – Todos os gols devem ter rede e traves rigidas.4.2 – Os gols devem respeitar as dimensões de 1,83m de largura por 0,91m de altura.4.3 – A liha do gol será marcada no chão.

 

Regras Gerais do Jogo

5 – Inscrição e Preparativos pré Jogo

5.1 – Cada torneio tera um sistema em que quando as equipes derem entrada no campeonato terão os seus equipamentos inspecionados (adesivos nos equipamentos, braceletes de inscrição, etc)

5.2 – Os times devem ser capazes de mostrar que o seu equipamento foi inspecionado antes de participar de qualquer partida do campeonato.5.3 –  Caso não tenha seu equipamento inspecionado poderá acarretar na perda da partida

6 – Estrutura da Partida

6.1 – A bola será poscionada no centro da quadra6.2 – Cada time irá para o seu lado da quadra, de frente para o centro da quadra com a roda traseira tocando a mureta da quadra.6.3 – Após os dois times estarem prontos o juiz de quadra gritará “1 – 2 – 3 – POLO”6.4 – Quando o juiz gritar “POLO” cada time irá disputar a bola que esta no centro da quadra.6.5 – Ao marcar um gol o juiz deve parar o tempo.6.6 – O time que marcou irá retornar para o seu lado da quadra6.7 – O time que sofreu o gol irá retornar para o seu lado da quadra e terá a posse da bola.6.8 – O time que esta defendendo não poderá atacar até que a bola ou um dos jogadores do time que esta atacando tenha passado do centro da quadra.6.9 – O juiz voltará a contar o tempo assim que a bola ou um jogador do time que estiver atacando cruze a linha do centro da quadra.

Prorrogação: Durante as partidas eliminatórias, quando um vencedor deverá existir e a partida terminar em empate ao final do tempo regulamentar, o jogo será interrompido. A partida passará a ser então de “Morte Súbta” onde o time que marcar primeiro será o vencedor. A bola será reposta no centro da quadra. Cada time voltará para o seu lado e sera novamente disputada ao grito de “1-2-3- POLO”

7 – Gol e Condução da Bola

7.1 – Um gol só é válido se for uma “marretada”, definido como sendo a batida na bola com a ponta do mallet.7.2 –  Toques com a lateral do mallet não serão consideradas marretadas e portando não sendo considerados gols válidos, a lateral do mallet pode ser usada para passes.7.3 –  O  “shuffle,  definido quando a bola toca a lateral do mallet ou o tubo. “Shuffle” não pode ser usado para marcar um gol.

O “shuffle” da bola pelo time defensor contra o seu próprio gol será considerado gol quando:

A bola foi originalmente  uma marretada gerada pelo time que ataca ou,

A bola foi mal conduzida de alguma forma que entrou dentro do próprio gol.

As situação seguintes não serão consideras gols:

Se um jogador do time que ataca “shuffle” a bola no jogador de defesa que esta como goleiro. Se a bola entrar no gol dessa maneira, não será contabilizado com o gol. O time defensor terá a posse da bola e a partida continuará como se um gol tivesse sido marcado.

Se um jogador de ataque da uma marretada e a bola desvia na lateral da cabeça do mallet do seu companheiro de equipe será considero como um “shuffle” e não valerá como um gol.

7.4 – O “ball-joint”, é definido como prender a bola entre uma abertura do mallet e o piso da quadra e então arrasta-la. O “ball-joint” só será permitido na quadra de defesa do jogador. Caso o “ball-joint” seja feito na zona de ataque a posse da bola será invertida e o time ainda terá que voltar pra a sua quadra, concedendo meia quadra.7.5 – Se a bola ficar presa em um jogador, bicicleta ou raios de forma que o jogo não pode continuar em segurança, o jogo será parado. A bola será desprendida a e posicionada no ponto do ocorrido. O jogador diretamente envolvido ficara com a posse da bola e a partida terá continuidade.7.6 – A bola não pode ser tocada com os pés. Caso isso ocorra intencionalmente será considerado um “pé no chão”ou “dab”, e o jogador deverá “bater fora”7.7 – Gols só serão validos se a bola cruzar a linha do gol antes do apito de encerramento da partida.7.8 – Caso o gol se solte ou se mova da sua posição correta e a bola cruzar a linha de onde o gol deveria estar, o ponto poderá ser contabilizado.

8 – Pé no Chão ou “Dab”

8.1 – O pé no chão ou “dab” é definido quando qualquer jogador apoiar o pé em uma superficie horizontal (e.x.: chão, cabeça do mallet, bola, bike caida, outro jogador, superficie das bordas.)8.2 – Quando um jogador  “cai”, o jogador esta fora da jogada e não pode interferir com o jogo (nem com bola nem com os outros jogadores) até que ele toque em um dos dois pontos localizados no centro da quadra. Caso ocorra interferenca na jogada será considerada falta.8.3 – Se um jogador que esta fora da jogada não puder pedalar até os pontos para bater com o mallet e voltar pra a jogada, o mesmo deve deixar a jogada passar. Se o jogador que estiver atuando como goleiro “cair”, este deve sair da área o quanto antes.8.4 – Se um jogador que esta fora da jogada interferir numa marretada que estava indo para o gol, o juiz pode determinar gol. Ex: um jogador que se encontra em frente ao gol perde o equilibrio e pisa no chão. O jogador de defesa permanece em frente ao gol e bloqueia uma marretada intencionalmente ou não. Se não existe duvida para o juiz  de que a marretada teria resultado em um gol, o juiz pode declarar gol. Se for constatado também que o jogador intencionalmente bloqueou a bola estando fora da jogada ele ainda ganhará uma penalidade de 2 minutos.8.5 – A area para bater ficará localizada em ambos os lados do centro da quadra.8.6 – Se um jogador bate ou cai da sua bike, a jogada continuará a não ser que o jogador tenha se machucado. Nesse momento o juz interrompe a partida e atenderá o jogador machucado.

Comportamento em Quadra e Contato Físico

O contato entre os corpos e os equipamentos é permitido da forma definida abaixo. Entretanto, qualquer contato físico, entre mallets ou bikes que seja julgado pelo juiz como excessivo, de uma forma imprudente e potencialmente perigosa para a segurança dos jogadores resultará num “aviso” ou uma falta. No fundo, em si o  corpo a corpo/choque entre bikes/choque entre tacos não é o problema e sim como você faz isso.

9 – Contatos Permitidos e Restrições.

9.1 – Contato Corpo a Corpo:

Contato ombro com ombro e a utilização do antebraço é permitida.

Enganchando, segurando ou de alguma forma restringindo a ação de outro jogador agarrando ele, a sua roupa ou qualquer outro equipamento usando as mãos, cotovelos, pés ou mallets não são permitidas. Enganchar é definido como usar o mallet para segurar a bike ou o jogador. Segurar é agarrar o jogador , a sua roupa ou a bike com as mãos ou o cotovelo conhecido como, “chicken winging”.

Empurrar com as mãos não é permitido.

O “Cheap Shot” definido como empurroes excessivos ou “checking someone from behind” nao é permitido. Pancadas no pescoço ou cabeça, e qualquer soco ou chute, também serão penalizados..

9.2 – Contato Mallet com Mallet

Contato incidental ao jogar com a bola é permitido.

Gancho defensivo, levantar ou segurar o mallet de outro jogador é permitido.

“Pancada” – acertar o mallet do outro jogador com força excessiva –  conhecida como pancada – acarretará em um “Aviso” ou “Falta”.

9.3 – Contato Bike com Bike:

Contato incidental é permitido.

Jogar a roda traseira ou fazer um “skid” na bike de outro jogador não é permitido.

Entrar em “T” não é permitido..

Qualquer jogador que  for pego andando de uma maneira louca ou perigosa será penalizado. Infraçoes repetidas podem resultar na remoção do torneio.

9.4 – Mallet -corpo não é permitido.

9.5 – Mallet-bike não é permitido.

9.6 – Corpo-bike não é permitido

9.7 – Corpo a corpo ao longo das bordas da quadra:

Para bordas com mais de 1,20m – o contato é permitido.

Para bordas com menos de 0,90m – uma disputa de bola, ao longo das bordas da quadra, que resulte em um jogador caindo por cima da borda pra fora da quadra, será inspecionada pelo juiz. Uma disputa de bola, ao longo de bordas muito baixas de uma quadra„ que resulte em um jogador caindo por cima da borda pra fora da quadra, será minuciosamente analisada pelo juiz. Se o contato foi julgado normal e o jogador caiu simplesmente por não conseguir manter o equilibrio, o jogo continua. No entanto, se o contato ao longo das bordas for julgado excessivo, agressivo ou que desconsidere a segurança do jogador, o juiz tem a opção de dar uma advertência ou marcar a falta.

9.8 – Contato com o goleiro: Um jogador pode usar o seu mallet para enganchar, passar ou mover, etc o mallet do jogador no gol na tentativa de tira-lo da posição ou prevenir ele de parar uma marretada. Contato corpo a corpo ou qualquer contato incidental com a bike do goleiro é permitido somente se o contato for entre o jogador com a bola e o goleiro.9.9 – Tentativas claras de machucar um outro jogador ou repetidos comportamentos perigosos e imprudentes depois de receber dois “Avisos” receberá uma penalidade de 2 minutos ou expulsão da partida.9.10 – Jogar o mallet não é permitido em momento algum, em nenhuma hipótese. Qualquer jogada de mallet intensional será punida com no minimo 30 segundos de penalização.9.11 – Se um mallet que foi jogado parar uma bola que estava indo para o gol o juiz poderá dar como gol válido.

 

Tempo/ Intervalo

O juiz se reserva ao direito de parar a partida por qualquer razão. “Tempo” poderá ser pedido pelas seguintes razões:

Um gol é marcado. O tempo será sempre parado depois de um gol mas, um tempo extra poderá ser pedido para consertos mecanicos, beber água, etc. Cada time pode pedir 3 desses tempos extras.

A bola sai da jogada. O juiz ira parar o tempo até que a bola seja recuperada. O time que defendia ficará com a posse da bola, meia quadra será concedida e a partida se reiniciará.

Problemas mecanicos. O time do jogador que possui um problema mecanico tem a opcao de pedir um intervalo ou “Mecanico” só depois que recuperar a posse da bola. Se o time estiver com um problema técnico esteja prestes a marcar um gol quando o problema mecanico acontecer, fica a critério do time continuar com a tentativa de fazer o gol, até quando ainda com a posse da bola poderão pedir intervalo. Depois de consertado o problema, a bola será retornada para o outro time e a partida continuará como se um gol tivesse sido marcado

 

Faltas e Punições

Essas são as punições que o juíz pode dar. Algumas faltas tem punições determinadas, como bola presa na zona de ataque. Em outros casos, dependendo da gravidade, o juiz tem o direito de usar qualquer dessas punições em qualquer momento e em qualquer ordem para a infração observada.

Advertências: Para muitas faltas o juiz irá usar uma advertencia verbal. Uma advertencia verbal pode também ser seguida de um “bater fora”. A repetição do mesmo comportamento resultará em punições mais severas.

Bater fora: O juiz pode mandar um jogador “bater fora” em qualquer dos lados da quadra. Se punido com o “bater fora”  o jogador deve acertar o ponto do “bater fora” com o mallet ou ele será considerado fora da partida. Caso o jogador nao acerte fisicamente o ponto do “bater fora” o juiz pode pedir para o jogador “bater fora” com o mallet uma segunda vez. “bater fora” vão sempre ocorrer sem pausar o jogo.

Reversão da pose de bola: O time punido retornará para o seu lado do campo e a bola ficará com o time que sofreu a falta. Uma vez que o time com a posse de bola cruzar a quadra, com um jogador ou a bola, a partida continuará.

Penalidade de 30 segundos: Essa penalidade será dada depois de avisos verbais ou será utilizada para penalizar jogadores que tenham cometido alguma violação séria pela primeira vez. Quando o juiz observar uma infração ele irá apitar, parar o tempo e chamar o jogador que fez a falta para sair da quadra. O cronometrador irá determinar quando o jogador poderá retornar a quadra. O jogo continuará 3 contra 2 durante os 30 segundos inteiros a não ser que o time inocente (que possua 3 jogadores) marque um gol durante os 30 segundos. Nesse momento, o jogador penalizado poderá retornar a quadra.

Penalidade de 2 minutos: É reservada para striling (explicado abaixo), força execessiva ou comportamento inadequado que machuque seriamente  ou qualquer outro comportamento perigoso que tenha sido avisado anteriormente com dois avisos. O jogador penalizado ficará fora da quadra pelos 2 minutos completos ou até que o time inocente marque um gol. Nesse momento, o jogador penalizado poderá retornar a quadra.

Expulsão: Essa penalidade é reservada para brigas ou jogada extremamente imprudente ou propositalmente perigosa que puder resultar ou representar alto potencial de causar danos físicos graves. O jogador penalizado será removido do jogo. O jogo permanecerá 3 contra 2 até o fim do tempo regulamentar.

Aviso de penalidade tardia: Uma penalidade tardia pode ser dada. Se o time inocente permenecer com a posse da bola depois da infração, a jogada continuará até que o time oposto obtenha a posse de bola. Nesse momento, o juiz apitará e interromperá a partida. Cada time retornará para seu lado. A bola será dada para o time inocente. Se a infração resultar em uma penalidade de tempo para o jogador, o mesmo saira de quadra nesse momento. Um gol marcado pelo time inocente terminará com a punição. O jogador poderá entrar novamente na quadra.

Infrações que podem resultar em aviso / “bater fora”:

pé no chão / “dab”

se apoiar no gol

jogar a trazeira ou fazer skid em cima de outro jogador (1ª ofensa)

derrubar o mallet de outro jogador (1ª ofensa)

enganchar / segurar / agarrar ou de outra forma restringir a mobilidade de outro jogador (1ª ofensa)

Infrações que podem resultar em penalidades de 30 segundos ou 2 minutos

Enganchar ou segurar (2ª ou mais ofensas)

Cheap shot (1ª ou mais ofensas)

Derrubar (2ª ou mais ofensas)

Arremessar o mallet

Arremessar o mallet do jogardor do outro time.

Fazer contato corpo a corpo ou contato com bike com o goleiro sem estar com a posse de bola

Infrações que irão resultar em inversão da posse de bola

Jogar a bola para fora da quadra: Isso é um atraso da penalidade. A bola é dada para o outro time e a partida continua como se tivesse sido marcado um gol. Se a bola sair da quadra depois de uma marretada ou passe que desvie em um mallet, roda, trave ou superficie ela simplesmente será posicionada no ponto em que saiu da quadra e a partida continuará normalmente sem inversão da posse de bola.

Ball-joint no campo de ataque. Carregar e lançar a bola são permitidos.

bater com o mallet nas rodas. Se um jogador bater na roda dianteira de um jogador com o mallet fazendo com que ele coloque o pé no chão, independente da intenção, uma penalidade tardia pode ser aplicada.

Se o time do jogador inocente continua com a posse da bola e mantem uma vantagem clara depois que o jogador retornar a partida, será pedido ao jogador penalizado que simplesmente toque fora. A partida continuará sem reversão da posse de bola

Se o time do jogador que cometeu a falta possuir a posse de bola depois que o jogador que teve a sua roda acertada. O juiz apitará e interromperá a partida. O time inocente receberá a posse da bola. A partida continuará como se um gol tivesse sido marcado.

Guia do Juiz de Quadra

Dever e responsabilidades

Checar todo o equipamento antes da partida. Mallets e tampões dos maletts, protuberâncias perigosas, freios, bullhorns, etc. deverão ser identificados e resolvido antes do inicio da partida.

Marcar o tempo

Marcar o placar

Ter a decisão final em um gol. Juizes de gol serão posicionados em cada gol, entretanto o juiz de quadra tem a decisão final.

Anunciar o tempo restante em intervalos regulares, em metades da partida (Ex: uma partidade 10 min será anunciado 5 min, 2 min e 30 segundos, 1 min, 30 seg, 10 seg e contagem regressiva a partir dos 5 segundos.)

Equipamento

Apito – para parar/recomeçar a partida, indicar pausas, penalidades e gols.

Cronometro

Radio

Folhas de placar

 

A versão original dessas regras foi modificada, entre outras pequenas alterações, para a inserção de números em cada item para facilitar a referência a determinado item. Versão atual em:http://www.nahardcourt.com/rules/

14 comentários

  1. Não é permitido encostar o pé no chão, acontecendo isso o jogador deve sair da jogada. Para voltar a jogar ele deve bater com o taco no meio de ambas as laterias da quadra.

  2. Pingback: TAG and JUICE Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s