Algumas dicas para que está começando…

…e para os veteranos esquecidos.

É um jogo de equipe.

O Bike Polo é um jogo de equipe. Se vc gosta de jogar sozinho, esse não é o seu jogo, vai jogar tenis, ping pong, xadrez…. Por ser composto por uma equipe pequena com apenas três jogadores, é muito importante ficar atento aos fundamentos. Perder a posse de bola, cair ou fazer uma marcação tosca pode ser fatal. Perder um jogador resulta em uma baixa de um terço do time, não é como o futebol que tem 11 jogadores e consegue seguir na partida sem um ou dois componentes. Portanto preste a atenção na hora do passe, evite cair demais e principalmente, fique atento ao posicionamento que na minha humilde opinião é o mais importante no Bike Polo. Perder o ”timing” de bola ou se perder na marcação é o mesmo que jogar com um a menos.

Confie em seus companheiros mas desconfie deles. 

Por ser um jogo de equipe, voce tem a obrigação de jogar com seus companheiros, fazer tudo sozinho torna seu jogo previsivel e faz os outros componentes do seu time se sentirem frustrados. Mesmo assim, na hora do passe ou de qualquer jogada busque o mais simples primeiro e não deixe seu companheiro numa pior dando um passe apenas pra dizer que passou a bola. Descesconfie deles na hora de tentar qualquer jogada levando em conta que ela pode não dar certo, lembre-se que tem outro time do outro lado e eles podem estar espertos na marcação ou seu companheiro pode simplesmente perder a bola. Portanto é sempre bom dar o passe e se posicionar na contenção e proteção caso dê algo errado.IMG-20130212-00532

Proteja-se e aos outros.  

Proteção é muito importante para que o jogo transcorra bem. Além das jogadas perigosas como o ”T”bone, o ”I” bone e outro tipos de choque, é preciso tomar cuidado com as tacadas. Se voce estiver com a bola e for dar uma tacada, lembre-se de onde voce esta na quadra, se tem algum jogador por perto para poder dar seu swing com segurança. Se sentir a presença de algu jogador atrás ou na frente, é sempre bom não levantar o taco acima da altura do guidão. Se for o jogador do outro time com a posse de bola, fique esperto em não ficar no raio de ação do taco quando ele ja estiver fazendo o movimento e não deu tempo de chegar para travar o chute.

Cada local tem suas diferenças.

Saiba reconhecer a quadra que está jogando. Lisa, àspera, grande, pequena… Cada quadra tem seu melhor jeito de jogar e até o seu melhor equipamento. Aqui em São Paulo por exemplo: Quando chove e jogamos na Marquise, é um piso bem liso porem sem limitação de quadra, então jogamos como futsal, com repoisição pelas laterais.É um ótimo treino pois temos jogar com mais precisão e toque curtos e certeiros e o gol só é válido de muito perto caso contrário a bola fica mais fora do que dentro de jogo. Isso faz com que o jogo fique mais técnico.

1 comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s