Estratégias de entrosamento

Um dos principais diferenciais de um time é o quanto seus jogadores estão entrosados. A comunicação entre os jogadores é uma das coisas mais importantes no bike polo, senão a mais importante. Saber exatamente onde seu companheiro está, é uma vantagem crucial para que as jogadas saiam com perfeição.

Estratégias de entrosamento, existem várias, umas mais eficazes, outras menos.

Muitas vezes o jogador com a posse da bola está focado em manter seu domínio e preocupado para ela não lhe seja roubada, por isso não sabe onde os outros dois estão exatamente, é necessário que os dois digam onde estão ou onde ele deve colocar a bola.

Quanto mais os jogadores tiverem essa percepção de localização e movimentação dentro da quadra, mais o jogo fluirá.

Um exemplo de sistema de localização é o baseado nos ponteiros do relógio. Ele é usado até hoje nos exercícios de combate na forças armadas. Veja a ilustração abaixo.

 

 

Imaginando um grande relógio com o eixo de  seus ponteiros no centro da quadra e com as posições dos ponteiros fixadas (nesse caso as  6 e 12 h posicionadas sobre os gols)  podemos dividi-la em zonas de acordo com os horários. Tendo esse posicionamento em mente, o jogador, poderá facilmente  dizer para o jogador com a bola sobre a sua localização.

Outra opção é centralizar os ponteiros no jogador com a bola. Nesse caso o jogador sem a bola pode tb indicar a sua localização baseado na localização do companheiro, porém as 12 h mudarão de acordo com o sentido do jogador. Veja o quadro abaixo.

Nesse caso o jogador B está a três horas do jogador A e o C está a cinco horas. Particularmente acho essa mais fácil.

Então, bora treinar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s