Sunday Challenge III

A Oroboros e o Hexagrama: Símbolos do Eterno e da união dos opostos.

O que significa “solve et coagula” na Alquimia.

Os mestres alquímicos eram senhores sábios, que detinham o conhecimento da religião, da medicina, da magia, da metalurgia e de outras ciências que hoje conhecemos separadamente. Um dos principais objetivos dos mestres alquímicos era transformar o chumbo em ouro e é evidente que isso não pode ser lido somente de forma literal. Como detentores de um grande conhecimento em uma sociedade em que a grande maioria das pessoas era iletrada, bem sabiam que a sabedoria tem um poder transformador e que separado de um mundo profano e mundano, também existe um mundo divino e sagrado.A Alquimia é uma ciência com origens na Antiguidade, mas é conhecida por ser amplamente comentada ao longo da Idade Média.
Através do conceito de solve, destruímos nossas concepções tradicionais sobre o mundo e as pessoas. Abandonamos também as práticas que antes considerávamos corretas, mas que quando conhecemos um novo mundo tornam-se totalmente equivocadas. Solve é aplicado aos nossos preconceitos, nossa ignorância, ao senso-comum, à superficialidade das nossas opiniões. Depois vem, então, coagula, nossa capacidade de reunir dos destroços dos nossos conhecimentos obsoletos, pequenos vestígios de sabedoria. E passamos a construir tudo de novo, partindo do zero e da experiência.Existe um princípio na Alquimia que em latim é conhecido como solve et coagula: traduzindo, fica algo como “desmontar”, “separar” e “juntar” ou “unir”. Ou seja, solve et coagula não é só um princípio básico das transformações dos metais e da química, mas um princípio da própria transmutação da natureza do homem através do conhecimento. O chumbo representaria a ignorância e o desconhecimento das coisas sábias e sagradas, é o homem profano, ignorante.

É só então que, definitivamente, o chumbo é transformado em ouro, o metal mais precioso, símbolo do Sol e do próprio deus Apolo, Senhor da sabedoria, do conhecimento e das profecias. O ouro é a alma humana plena, sábia, divinizada.

Porém, o problema é que muitos pensam que esse processo só ocorre uma única vez e agem como se fossem pra sempre sábios todo-poderosos. Mas diferente disso, solve et coagula é um conceito que aplicamos diariamente, pois mesmo que o chumbo tenha se transformado em ouro, esse ouro pode criar pó, quebrar-se ou até se mostrar sem valor algum.

Arte by : Jonny Franco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s