Estratégias no Bike Polo: Defesa em Camadas

 Assistindo aos jogos, me ocorreu que certas pessoas têm uma certa afinidade quando jogam juntas. Eu acho (e penso que todo jogador de polo também) que eu jogo melhor com alguns do que com outros.  Surpeendentemente me ocorreu também,  que isso independe da habilidade do jogador.

Seria certo assumir que colocando dois ou três dos melhores jogadores juntos, se formaria um time imbativel.  Mas honestamente, estive em times que deveriam ser facilmente abatidos em todos os jogos  mas que provaram ser osso duro de roer e até venceram vários jogos.

Isso ocorre porque existem estratégias defensivas: De que maneira os jogadores conseguem tabalhar o posicionamento, suas responsabilidades em quadra e seu poder de recuperação. Se vc tem três ótimos jogadores em um time mas nenhum deles tem vontade de ir atraz de uma bola perdida,  vc está perdendo ótimas oportunidades.  Igualmente se vc tem um time de jogadores medianos que se comunicam, correm atraz, defendem e passam bem….Aí sim vc terá um time de verdade.

A primeira estratégia que penso que um time pode adotar é a de marcação por zona. Isso vai depender muito de onde vc está, no campo ofencivo ou defencivo, mas todo time deveria esperimentar um esquema de marcação por zona.

Basicamente, na defesa, é preciso criar camadas defensivas para possibilitar várias oportunidades de destruição de jogadas. Claro, com um goleiro em sua posição. Mas e quanto aos outros dois jogadores? Na minha opinião o esquema seria algo assim?

Obrigado, PCAD!

Bem, o jogador verde atua como o primeiro jogador da defesa e também  como o “faxineiro”.  É o jogador que vai tentar interromper qualquer jogador do time oponente que tente escapar.  Ele também vai atrás de qualquer bola que os outros dois jogadores (azul e vermelho) chutem afastando de seu gol.

O jogador azul é a próxima camada da “cebola”, e é o jogador focado na interceptação do jogo curto do outro time. Ele fica entre os jogadores, o gol e a bola. Para isso é preciso muita habilidade nos movimento em pequenos espaços, é ótimo quando feito do jeito certo.  Você vai notar que foi usado um triângulo, existem duas rasões para isso: 1. Os clipart da Microsoft são muuuuitos. 2. O jogador azul deve cobrir a área em frente ao gol mais do que qualquer outro lugar, e menos área longe do gol. Que é a área do jogador verde, Sherlock.

Finalmente,  o jogador vermelho atua como goleiro. Ele é provavelmente muito preguiçoso mesmo, rs…

Brincadeirinha…

O jogador vermelho (goleiro) pode ajudar os outros dois na comunicação, dizendo onde a bola está, avisando quando ele está fora do gol ( o jogador verde, com toda a sua movimentação circular pode substitui-lo facilmente), e, claro, bloquear a bola quando essa passa pelas duas primeiras camadas defensivas.

De maneira geral, isso funciona muito bem. Fechando o gol, retomando o controle de bola (ou pelo menos mantendo-a longe do gol), e assim adiantando seguramente para o campo de ataque é uma ótima maneira de ganhar jogos. Não custa tentar…

encontrado no sempre genial: Lancasterpolo

1 comentário

  1. Comparto la idea de que no necesariamente tres jugadores súper hábiles forman un buen equipo, sino más bien 3 jugadores que se entiendan bien juntos. Me parece que las estrategias pueden depender en cierta manera de las dimensiones de la cancha en que se juegue, con más espacio me parece que es más fácil defender.

    Lo principal me parece que es que el arquero dirija a sus compañeros al momento de defender. Suena súper bien hacer estrategias, en la vida real se me hacen complicadísimas, aunque tal vez sea práctica. Chévere post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s