Defesa: se correr o bicho pega, se ficar….

Publicado: maio 2, 2012 por Mr. W em estratégias
Tags:, ,

Existem algumas divergências de qual é a melhor maneira de se defender. Alguns dizem que a melhor é manter um goleiro fixo enquanto os outros dois jogadores se preocupam em marcar, trocar passes e fazer gols. Outros dizem que o goleiro precisa participar mais do jogo permancendo um pouco mais adiantado em uma “zona” de defeza, o que permite a ele buscar bolas espirradas e ajudar na marcação de maneira mais ativa. (vide imagem ao lado).

As duas estratégias tem suas vantagens e desvantagens.

No primeiro exemplo, além dos que já foram mencionados a desvantagens é que o goleiro vai ter que encarar um atacante várias vezes por jogo e muitas vezes o atacante leva vantagen com uma rápida tacada por baixo do movimento central do goleiro.

A vantagem é que um goleiro fixo consegue facilmente defender uma taca forte a longa distância.

No segundo caso a desvantagem é que a qualquer momento o goleiro pode ser peg desprevinido por uma tacada certeira, ou ao tentar dar um bote, errar e deixar o gol aberto para o atacante.

A vantagem é que com um goleiro adiantado, além de participar mais do jogo, pode ajudar no ataque e trocar mais passes com seu companheiros e até fazer alguns gols, eventualmente.

Portanto, na minha opinião, não há uma receita mágica. É preciso ter a sensibilidade e inteligência pra mudar a estratégia de defeza se for o caso. Se seu time sente que no advesário tem um ou mais bons chutadores, provevelmente a melhor estratégia é deixar uma goleiro fixo. Vai depender tb de qual é o placar, pois as vezes correr riscos é até aceitavel  mas as vezes pode ser caro demais.

E vc? qual é seu jogo?

post inspirado no ótimo LancasterBikePolo

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s